segunda-feira, outubro 26, 2009

ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR



























A ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR



Infância Bones Freitas



RESUMO


A estatística no cotidiano escolar é indispensável para traçar de forma objetiva os rumos que serão tomados dentro da instituição, tanto no âmbito curricular como na gestão escolar. A aplicação da estatística se da por levantamento de dados e analises lógica permitindo ser utilizada na área exata - matemática – levando qualquer cidadão a atender as necessidades cotidianas.


Palavras-chave: Cotidiano; Ensino da Estatística; Matemática.



1 INTRODUÇÃO


A estatística é um tema essencial para a educação para cidadania, possibilitando o desenvolvimento de análise crítica nos aspectos científicos, tecnológicos e sociais. Cabe a escola levar a todo cidadão este conhecimento auxiliando nas situações cotidianas presentes, e também em sala de aula onde surge a nossa compreensão docente nesse saber estatístico.


2 MATEMATICA E CIDADANIA


O conhecimento que adquire-se na escola é utilizado em situações da vida cotidiana, esse é o objetivo almejado pelas instituições escolares defendendo um currículo escolar que atenda as necessidades do cidadão. O saber estatístico escolar complementa a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade possibilitando certas discussões e analise sob aspectos distintos relacionados à tecnologia e a ciência, mas para a formação de tal cidadão é necessária a interdisciplinaridade no currículo escolar associando a estatística - que fornece ferramentas de levantamento de dados - para adquirir um resultado: pesquisas, índices, gráficos, tabelas, porcentagem, etc.

A matemática escolar consiste nos conceitos fundamentais são promovidos pela análise lógica das teorias matemáticas existentes, isto é, apresenta resultados exatos. Já a estatística trabalha com estimativas, amostras, médias, diagramas, histograma, desvio padrão e dispersão; assim seus resultados não serão exatos - modificam-se de acordo com o objetivo de pesquisa.

Exemplos evidentes é o crescimento populacional, taxas de infração, desemprego e emprego divulgados pela mídia, aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle de trafego, na previsão de surtos epidêmicos, no processo de gerenciamento e até mesmo na eficiência de um tratamento no combate as doenças.

As informações estatísticas são especificas e eficazes, fornece-nos subsídios imprescindíveis para as tomadas de decisão racionais. Neste sentido ela questiona e pondera até mesmo as conclusões que os educandos obtêm de acordo com a maturidade escolar e individual, pois defendem conceitos e teorias.

A importância da estatística na escola leva o educando a refletir o processo ensino aprendizagem, mudando concepções e promovendo junto ao educando um domínio que os levem a tornarem-se cidadãos capazes de discernir corretamente suas ações.


3 O USO DA ESTATÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR


Através de tópicos estatísticos como: evasão, repetência, aprovação e reprovação, densidade de alunos por turma, freqüência bimestral e anual, etc. Verifica-se competências próprias da gestão escolar composta por diretor, coordenador e supervisor cujo administram as instituições. Destacando a importância da estatística.
A Estatística, no contexto escolar, como noutros segmentos da sociedade, também se torna uma ferramenta importante, tanto curricular, com o conhecimento que o aluno adquire sobre a sua aplicação, como na gestão escolar, onde a Estatística fornece dados para a tomada de decisões quanto aos rumos que devem ser seguidos a fim de melhorar o processo escolar como um todo. (COURE, 2009 )

Na sala de aula os educandos apresentam dificuldades em entender cálculos e problemas matemáticos, com a assimilação de conhecimento e competências da estatística dissolve-se algumas dúvidas permitindo melhorar o entendimento matemático pelo fato de trabalhar com números reais e cálculos estatísticos, pois faz-se necessário a pesquisa, coleta de dados e informações sobre o que deseja descobrir.
Será apresentado a seguir um dado fictício da aplicação da estatística no contexto escolar, visando aplicar no campo de uma disciplina especifica a matemática. A tabela mostra a matrícula inicial e final dos alunos da Escola X do ensino médio em 2009, em seguida utilizando o coeficiente escolar será efetuado o calculo matemático da taxa de evasão desta escola.
TABELA 1 – MATRÍCULA DA ESCOLA X EM 2009.
ANO/SÉRIE MATRÍCULA INICIAL MATRÍCULA FINAL
1° 44 59
2° 18 27
3° 39 36
TOTAL 101 122
FONTE: a autora (Dados hipotéticos)

COEFICIENTE DE EVASÃO CE = MI – MF
MI
TOTAL MI = 101
TOTAL MF = 122
CE = 101 – 122 = - 21 = 0,2079 %
101 101
Arredondamento por falta = 0,2 %
A taxa total de evasão da Escola X em 2009 foi 0,2 %

4 CONCLUSÃO

A estatística esta presente na sala de aula através dela entendemos resultados de pesquisas diversas em varias situações cotidianas. Envolvendo o processo de ensino aprendizagem muito mais que o conhecimento de certa disciplina. A condição que o professor tem é de compreender as diferentes aplicações e integrá-las ao uso contextualizado tendo o domínio do saber.

Destacando que os resultados não são exatos e por isso são chamados estatísticos, pois podem mudar de um dia para o outro conforme os dados, índices, etc.

A importância da estatística vai além dos números, pois esses precisam ser confiáveis e garantam a qualidade para não tomar decisões inexatas, portanto entender a estatística é ter controle sobre as decisões.
.

REFERÊNCIAS

CUORE, Raul Enrique. A Estatística no cotidiano escolar. Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2009

PENHA, Paulo César. Cidadania e Matemática: um estudo curricular dos conceitos estatísticos presentes na mídia impressa e na escola. Disponível em: Acesso em: 16 out. 2009

Um comentário:

Anônimo disse...

boa noite sou aludo de matematica e tenho que fazer um paper sobre esse assunto vou aproveitar o seu e tirar algumas idéis que achei ótimas, como foi fazer essa disciplina de estatistica? vc ainta tem esses gabaritos pois possuo algumas provas para estudar mais não tenho o gabarito delas,

fsramiro@bol.com.br