quinta-feira, abril 16, 2009

ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE


DIFERENCIE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE, A PARTIR DE ASPECTOS CONCEITUAIS E HISTÓRICOS


Infância Bones Freitas
Probabilidade e Estatística.




RESUMO

Percebe-se a probabilidade e a estatística são duas ciências que se encontram e se completam, ou seja, são ligadas. Uma seria a base e outra fornece estabilidade à outra através de métodos do nosso cotidiano, que estão presentes em todas as áreas do conhecimento humano.


Palavras-chave: Probabilidade; Ciência; Estatística.


1 INTRODUÇÃO


Ainda estão devidamente ligadas à estatística e a probabilidade aos jogos de azar, caminhando lado a lado pela avenida real do cotidiano. Situações práticas, área da saúde, economia, educação, política, etc. abrangem o desenvolvimento contínuo da aprendizagem em questão.
Levando nos acadêmicos (aprendizes) e futuros educadores (profissionais) a aperfeiçoar nossas iniciativas, fazendo-nos interpretar textos e raciocínio lógico, somente dessa forma moldaremos o estudo da matemática dinâmica aos educandos com maior inteligência e responsabilidade nessa ciência.


2 PROBABILIDADE


A teoria da probabilidade desenvolveu-se com grande agilidade devido aos jogos de azar que envolvia dinheiro, sendo bastante populares na França. A busca por números elevados de acertos e não Eros levou Pascal a discutir as possibilidades de ocorrência de certo evento com Fernal.
Chegando assim aos primeiros conceitos: seus princípios fundamentais foram formulados de modo sistemático; medidas de chance de ocorrer resultados em experimentos aleatórios (acaso). Enfim a teoria da probabilidade, cria, elabora e pesquisa modelos para serem usados nos estudos de tais fenômenos, ou seja, o estudo dos fenômenos aleatórios do ponto de vista matemático.
Levando-nos a entender a qualidade de ser provável um fato e/ou acontecimento que esperamos que acontecesse, por exemplo, lançamento de um dado, moeda, carta de um baralho, resultado de ma eleição, etc.
“Pode-se dizer que hoje a probabilidade esta fortemente unida a estatística, uma ciência que emprega métodos matemáticos para a coleção, organização e interpretação de dados com aplicações em praticamente todas as ciências” (PAMPLONA,2008)


3 ESTATÍSTICA


Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar dados. A estatística fornece-nos as técnicas para extrair informação de dados. Os quais são muitas vezes incompletos, na medida em que nos dão informação útil sobre o problema em estudo, sendo assim é objetivo da estatística extrair informação dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
Essas situações são denominadas de dados estatísticos que é o mais utilizado processo de amostragem, prático e eficaz confere ao processo de amostragem. Normalmente utiliza-se uma tabela de números aleatórios distinguindo-se essencialmente duas fases: ESTATÍSTICA Descritiva e Estatística Indutiva. A primeira fase em que se procura descrever e estudar a amostra, e a segunda fase em que se procura tirar conclusões para a população.
No entanto ao contrario das proposições deduzias não podemos opinar que são falsas ou verdadeiras, já que foram verificadas sobre um conjunto restrito de indivíduos e, portanto não são falsas, mas não foram verificadas por todos os indivíduos da população também não podemos afirmar que são verdadeiras.
Existe certo grau de incerteza (porcentagem de erro) que é medido em termos de probabilidade. Quando tiramos uma conclusão para a população a partir da observação da amostra.
A tipologia dos dados determina a variável ela será continua (dados de valores quebrados como a idade) ou discreta (dados de valores exatos como o numero de filhos), assim já se defini que tipo de tratamento se dará a ela.
Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da estatística na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida de erro cometido. Alguns exemplos: numero de habitantes vacinados contra a gripe, numero de produtos vencidos em determinado supermercado, idade dos alunos do ensino médio, etc.


4 CONCLUSÃO



Antes da realização de um experimento é necessário que já tenha alguma informação sobre o evento que se deseja observar. Nesse caso, o espaço amostral se modifica e o evento tem a sua probabilidade de ocorrência alterada.
Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, estes devem ser utilizados mesmo antes de se recolher a amostra, isto é, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados de modo que posteriormente se possa extrair o Maximo de informações relevante para o problema em estudo, ou seja para a população de onde os dados provem.


5 REFERÊNCIAS


PAMPLONA, Maria Teresinha. Probabilidade e Estatística. 1. Ed. Indaial: Asselvi, 2008.