quinta-feira, março 12, 2009










A APLICAÇÃO DAS MATRIZES NA EDUCAÇÃO

Infância Bones Freitas
Licenciatura Plena em Matemática – Álgebra Linear.



RESUMO

Percebe-se que a educação começa fora da sala de aula, com as informações e deduções colhidas no cotidiano de cada individuo. A aprendizagem das matrizes se dá no estudo teórico e toma dimensão com proximidade de questões, discussões e soluções já obtidas pela disposição de levar para a sala de aula inovação com recursos didáticos trazidos por cada individuo do seu cotidiano.

Palavras-chave: Matriz; Cotidiano; Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A álgebra linear tem por sua vez importância única na resolução e organização de grande parte de nossos problemas, equações, sistemas e vetores. Podendo ser utilizados na área da ciência exata: computação, administração e sem duvida na engenharia. Mas no ramo da matemática as tabelas se expandem no estudo das matrizes.

2 CORPO DE TRABALHO

Aprender e compreender as tabelas esta no nosso dia a dia nas revistas, jornais, sites, livros e outros, a partir daí começamos o estudo de linhas e colunas dispostas a partir de um grupo ordenado de números sendo chamadas de matrizes.
São utilizadas para resolver sistemas lineares e também possuem grande importância na aplicação da física.
Representação: O numero de alunos reprovados e aprovados na disciplina de matemática no 1º ano A e B, do ensino médio.


1º ano A
1º ano B
Aprovado
9
8
Reprovado
3
1

Uma matriz é representada entre colchetes ou/e parênteses. As linhas são dispostas de cima para baixo e as colunas da esquerda para a direita. Genericamente as tabelas com m linhas e n colunas são denominadas m x n.
Representação:
Matriz A= 9 8 Matriz B= 4
3 1 (m x n) 2x2 1
3 (m x n) 3x1
Observação: As matrizes são representadas por letras maiúsculas e seus elementos por letras minúsculas.
A= a a
a a 2x2
Em que A= ( a ij) (m x n) 2x2, i e j representam a linha e a coluna que cada elemento ocupa.
Isso resulta na construção de uma matriz.
Representação:
Matriz A= (a ij) 2x2

A= a a
a a 2x2
Definida genericamente por a ij= i-2 j Temos:
A = 1-2.1= -1 (pois i=1 e j=1)
A= 1-2.3= -3
A= 2-2.1= 0
A= 2-2.3= -4
Assim temos: -1 -3
0 -2 2x2
Assim o estudo das matrizes toma outras dimensões como o conceito e classificação de cada matriz, as operações de adição, subtração, multiplicação e suas propriedades, equações matriciais e matriciais, transposta, anti-simétrica e inversa.
A aplicação das matrizes na educação é algo indispensável, pois trabalhamos com tabelas sem percebermos. De acordo com, Ana Maria de Oliveira (2005, p. 267 e 272) “Essa pratica é muito usada em nossa vida, daí a importância desse aprendizado” “É comum as matrizes estarem presentes nos jornais e na televisão” Portanto podemos sanar qualquer tema abordado em sala de aula com as reflexões do cotidiano, tornando assim a aprendizagem criativa e significativa.

3 CONCLUSÃO

Nossa postura como acadêmicos e futuros educadores nos conduzem ao conhecimento cientifico e didático, mas, o manuseio de informações do nosso dia a dia é indispensável para o total amadurecimento de informação e aprendizado significativo.
Levando a criatividade e domínio como fundamento para o bom andamento de nossas metas e posturas levando em sala de aula. E para o aluno levando crescimento como cidadão, levantando discussões sobre questões sociais e analisando-as e propondo soluções.
4 REFERÊNCIAS OLIVEIRA, Ana Maria de. Manual de Matemática. 1. Ed. São Paulo: DCL, 2005

terça-feira, março 03, 2009

LÓGICA NA MATEMÁTICA



A IMPORTÂNCIA DA LÓGICA NA APRENDIZAGEM

Infância Bones Freitas

Licenciatura Plena em Matemática – Lógica da Matemática.


RESUMO

Percebe-se que as escolas têm se preocupado com o raciocínio de seus alunos levando alógica como forma de aprendizado e entendimento não só das disciplinas escolares, mas com a formação de cidadãos, levando para o dia-a-dia a resolução de enigmas. Bem como na lógica-matemática.


Palavras-chave: Raciocínio Lógico-Matemático; Escola; Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O raciocínio lógico-matemático é fundamental para todas as áreas da evolução do individuo e, portanto, na formação do aluno na área de matemática. Sua construção se efetua gradativamente de maneira que deve ser trabalhada de forma organizada pela escola que deve oferecer ao aluno oportunidades de interagir com os materiais, colegas e professores.

2 CORPO DE TRABALHO

Distinguir o raciocínio correto do incerto é uma das varias noções básicas de lógica, assim é a ciência do raciocínio, do entendimento, da analise, da argumentação e de todas as formas do pensamento humano. Isso requer paciência e dinamismo.
A lógica é a ciência que estuda princípios e métodos de inferências e tem como objetivo determinar em que condições certos atos e atitudes se consolidam ou não, sendo assim, a lógica esta presente no nosso dia-a-dia, pois quando falamos, escrevemos ou agimos corretamente precisamos ordenar nosso pensamento, mantendo uma vida cada vez mais produtiva em sociedade.
Com inúmeros desafios, situações adversas e obstáculos que nos parecem de difícil solução aprendemos a resolver situações-problemas de nossas vivencias atrelado a prática do desenvolver uma boa capacidade de raciocínio lógico. Essa habilidade nos é exigida em muitas situações de aprendizagem lógico-matemático.
O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático faz-se importante para a formação do aluno na área de matemática bem como para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade. Atualmente a escola tem se preocupado em desenvolver esse raciocínio nos seus alunos, principalmente quando o ensino da matemática é feito de maneira lúdica onde através de materiais existe a interação do sujeito com o objeto.
Com base nesse resultado pode tanto indicar que a apropriação de conhecimento matemático favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, como um processo de desenvolvimento do aluno. Tornando-se importante na resolução de problemas, uma competência necessária na aprendizagem da matemática e conseguindo pensar e criar relações de forma abstrata associando o conteúdo matemático de forma mais eficiente para a resolução dos mesmos.
Na atuação do professor de matemática em sala de aula há muitos objetivos e deveres para se cumprir com os alunos, com isso, muitas vezes o trabalho com o raciocínio matemático começa a ser trabalho somente em segundo plano, uma realidade que aos poucos esta se difundindo.
O professor deve criar condições favoráveis para que o aluno aprenda desafiá-lo para que pense em si mesmo a questionar aquilo que a escola quer que ele aprenda, para que assim haja a fundamentação daquilo que ele aprenda.
A escola deve proporcionar aos alunos oportunidades de relacionar o raciocínio lógico com as demais áreas de atuação do aluno (biológicas, linguagens e humanas) então se previne dificuldades do educando de entender diferenças, relações, justificações, conclusões e proposições. Conforme Lemes et al (2006, p. 1353) (apud. PIAGET, 1975, p. 23)
“[...] prossegue ao longo de todo o desenvolvimento do pensamento, o que certamente é natural, mas prossegue parecendo que se repete, em primeiro lugar, para só depois prosseguir, realmente, até englobar os dados da ação num sistema representativo de conjunto [...]”

Tendo em vista o desenvolvimento crescente no avanço das series escolares a lógica matemática dos alunos envolvidos também avança, na aprendizagem, verificada de uma maturação dos alunos referindo-se também ao seu desenvolvimento e interação em todas as disciplinas e nas áreas da evolução do mesmo.

3 CONCLUSÃO

A lógica é fundamental para análise aprofundada de sistemas de enunciados formulados de modo rigoroso e sistemático assim a lógica na aprendizagem matemática é de suma importância no raciocínio da criança.
A escola que tem como objetivo principal desenvolver habilidades e competências no educando certamente cumprira o seu papel social de ensinar seus alunos, entretanto esta preocupação nem sempre esta presente no meio educacional. É preciso, portanto resgatar o compromisso social da educação e despertar no professor a motivação pela lógica da aprendizagem.
Somente quando o ato de ensinar e aprender acontecer de maneira prazerosa, visualizaremos o processo de desenvolvimento da aprendizagem estampado no ambiente escolar.

4 REFERÊNCIAS

LEME, P. F. et al. A Construção do Conhecimento Lógico-matemático nas series finais do ensino fundamental: um estudo a partir da avaliação. XINIC/VIEPG – UNIVAP 2006. Disponível em: <
http://www.inicepg.univap.com.br> Acesso em: 19 fev.2009.